Construir ou comprar?

O que é melhor: comprar só o terreno e construir ou comprar a casa com toda estrutura pronta?

 

A resposta, obviamente, depende! Essa decisão merece estudo e reflexão.

De acordo com a simulação efetuada pelo Manual da Chácara, pesquisando sites de imobiliárias e utilizando o índice de construção divulgado mensalmente pela Revista Arquitetura & Construção, obteve-se o seguinte resultado: R$ 707.500 para construção e R$762.500 para compra pronta.

 

Na simulação a chácara possui casa de 250 m² de área construída, piscina, jardim e um lote de 2.000 m²  em um condomínio fechado.

 

Obtenha a planilha parametrizável comparativa na área para usuários cadastrados e, a partir dela, construa sua própria situação!

A planilha permite simular a aquisição de propriedades fora de condomínios com diferentes tipos de estruturas. É muito simples!

Planilha comparativa: construir x comprar pronta

A planilha ajuda na comparação das despesas de cada uma das alternativas. Porém existem algumas questões individuais e subjetivas que compõe a decisão.

Vamos a elas:

A construção possibilita projetar a casa desejada, que se encaixe às necessidades do proprietário. Também permite escolher a qualidade dos materiais. Deve-se considerar que a vida útil de uma casa nova é maior que uma casa antiga, bem como seu valor de revenda.

Por outro lado, uma obra é sempre uma obra. É raro uma obra sem problemas com empreiteiros, material de construção, prefeitura, fiscalização, energia, água, entre outros.

A aquisição de casa pronta pode antecipar o usufruto. Essa antecipação ganha importância no período em que os filhos são pequenos ou com a chegada dos netos.

A casa pronta muitas vezes evita “dor de cabeça”, mas na grande maioria das vezes há necessidade de reformas, muitas vezes mais profundas que o planejado. Além disso, pode apresentar defeitos ocultos que não são aparentes ou percebidos e que poderão se manifestar no futuro.

Antes de "bater o martelo" contrate um engenheiro para avaliar a qualidade do que está se pretendendo comprar.