A casa e a manutenção da propriedade

A casa

Independentemente da quantidade de quartos e demais acomodações, a casa deve estar preparada para receber hóspedes, o que implica dimensionar o número de camas, beliches, colchões nos quartos e deixar banheiros estruturados para uso intensivo. Roupas de cama, toalhas e produtos de higiene e limpeza também precisam ser estimados.

Um investimento que tem grande valor é a instalação de janelas com tela de proteção para barrar entrada de insetos, principalmente pernilongos e mosquitos.

Além disso, deve-se fazer as contas para instalação de aquecimento solar nos banheiros em relação ao número médio de usuários. Investimento em energia solar em casas de final de semana levam mais tempo para se pagar.

Muitas casas de campo e no litoral recebem a visita de morcegos e pássaros em seus forros. Um investimento em vedação de entradas pode ser necessário.

Leia no Blog da Chácara o artigo Morcegos: a convivência humana com os (únicos) mamíferos voadores que mostra como se realizar o manejo, além de outras informações importantes.

A seção Lazer traz informações sobre aquecimento solar de piscinas!

Outro desejo é contar com acomodação privativa para hóspedes ou para filhos adolescentes com seus amigos, talvez com uma minicozinha equipada. Uma acomodação desse tipo auxilia no convívio e facilita a segregação da desordem.

Se a casa não dispõe de lareira pode-se optar pela instalação de uma salamandra ou estufa de ferro fundido (foto), que além de charmosa aquece o ambiente com eficiência. Existem também lareiras a álcool (mais ecológicas) que utilizam 1 l de álcool 92º para 3 horas de chamas.

Sugestões relacionadas à construção sustentável e conforto térmico, entre outras podem ser encontradas nas seguintes  publicações e sites:

- Eficiência Energética na Arquitetura (LabEEE/UFSC);

- Instituto Brasileiro do Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA);

- Construções Sustentáveis (Ministério do Meio Ambiente); e

- Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

.

Equipamentos & ferramentas

Como qualquer casa é necessário ter uma caixa de ferramentas completa e equipamentos de jardinagem, que devem, se possível, ser centralizados em um único local.

A tabela mostra uma lista básica de ferramentas para a casa, que com o tempo vai sendo ampliada e especializada. A lista ajuda na hora de fazer a compra e pode ser entregue ao vendedor da loja!

Além dela, pode-se observar uma lista de equipamentos para cuidar de plantas.

Não esqueça da bancada e da morsa!

Sempre que realizar trabalho braçal em jardins, hortas ou pomares, nunca esquecer de utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI).

 

Qualquer trabalho, como uma simples poda, abertura de covas para plantio de mudas, aplicação de defensivos e assentamento de cercas ou alambrados, está sujeito a situações de riscos pessoais mais variadas e imprevisíveis.

 

Não devemos menosprezar a incerteza!

Vide o livreto Manual de Equipamento de Proteção Individual publicado pela EMBRAPA.

Listas básicas de ferramentas para casa e agrícola
 
Flores