Encontre sua chácara

 

Como encontrar e cuidados antes do fechamento do negócio?

 

Lembre-se que geralmente a reserva de valor de uma chácara é diferente de um apartamento ou casa na cidade, uma vez que a liquidez (velocidade de transformação do imóvel de dinheiro) é bem mais baixa. Diante disso, considera-se que o tempo de venda de uma casa de campo por um preço justo é de 2 a 4 anos, dependendo do momento econômico pelo qual o país atravessa.

Como existe grande diversidade de casas de campo (perto de cidades, mais rurais, com muita ou pouca infraestrutura, etc.) o ponto de partida é definir o equilíbrio do quanto se deseja gastar e o que se deseja comprar. Na maioria das vezes o que queremos adquirir está além do que podemos gastar, mas uma pesquisa em sites de imobiliárias ajuda a calibrar as expectativas e a chegar na solução satisfatória desse problema.

Pesquisa em sites de imobiliárias:

1º passo: estabelecer que tipo de casa se deseja procurar. Quantos quartos, suítes, térrea ou sobrado, área construída, área do terreno, piscina (tamanho, tipo de construção, etc.), acomodações de hóspedes, salão de jogos, churrasqueira, quadra de esportes, canil, casa de caseiro, etc.

2º passo: decidir um intervalo de distância máxima (tempo de viagem) e as estradas que se deseja viajar (considerar segurança e congestionamentos, principalmente no retorno de finais de semana, feriados e férias);

3º passo: condomínio fechado ou loteamento?

As diferenças fundamentais são segurança x preço. Imóveis em condomínios fechados devem ser mais seguros, mais caros e com maior valor de revenda. Diante do custo adicional, pode-se pensar em comprar imóvel em loteamentos e investir em segurança com câmeras, cercas elétricas, cães de guarda, etc.

4º passo: pesquisar sites de imobiliárias nas cidades das regiões escolhidas.

Essa fase exigirá muita organização, pesquisa e paciência, inclusive visualizando e analisando o condomínio / loteamento e arredores pelo Google Earth.

 

Existem imobiliárias que mantém os imóveis já vendidos em seus sites como se ainda estivessem a venda, ao perguntar do imóvel o corretor geralmente diz que acabou de ser vendido e não deu tempo para retirá-la do site. Essa prática dá a impressão de que a imobiliária possui uma grande oferta de imóveis.

Fique atento!

​- Localidades perto de distritos industriais, bairros densamente povoados, rodovias movimentadas podem ser menos atrativas.

- Por outro lado, áreas perto de florestas, parques ou APAs (áreas de proteção ambiental) podem ser interessantes, mas geralmente são afastadas de cidades e podem apresentar restrições relativas a iluminação noturna, construção de muros, edificações, entre outras.

É importante ter uma planilha com características (inclusive preços e prints das fotos) de todos imóveis pesquisados nos sites, como exemplificado abaixo:

Planilha comparativa de chácaras pesquisadas em imobiliárias

Após os 4 passos acima já pode-se iniciar outra fase que demanda muito tempo, dinheiro, viagens e perseverança: as VISITAS. Essa fase pode ser rápida, mas também pode demorar de 1 a 2 anos, não desanime!

Para as visitas também deve-se elaborar uma outra planilha (sugestão de modelo abaixo) na qual deve-se avaliar os cômodos, as edificações, a estrutura de lazer, o jardim, a vizinhança, o condomínio ou loteamento, etc., sobretudo ter uma opinião pessoal e individual sobre todos os itens inspecionados.

Além disso, deve-se observar sinais que podem mostrar existência de problemas ocultos, como infiltração, vazamentos em encanamentos internos à alvenaria ou no forro, presença de cupim no madeiramento do telhado, trincas e rachaduras, etc. Dependendo da dificuldade de avaliação deve-se contratar um engenheiro para vistoriar o imóvel.

O folheto Repare nestes pontos ao escolher seu imóvel, publicado pelo Banco Itaú, mostra diversas dicas que não podem ser esquecidas no momento da aquisição de imóvel.

Não se deixe levar pela emoção, esse é o momento de extrema racionalidade!

Planilha comparativa das características das chácaras visitadas

Documentação

Após a escolha do(s) imóvel(is) passa-se então para a fase de negociações,  no que diz respeito a preço e condições de pagamento (financiado, a prazo, a vista, etc.). 

Vencida a fase de negociação verbal, confecciona-se o contrato de compra e venda com as condições tratadas.

Inicia-se a fase de absoluto controle emocional: DOCUMENTAÇÃO

As vezes, diante da ansiedade da compra e, sobretudo, da pressão psicológica da perda do negócio - do sonho e de todo o tempo, dinheiro e trabalho - relaxa-se o rigor analítico, elevando o risco de problemas futuros.

Para poder entender mais a magnitude e os riscos dessa etapa, recomenda-se a leitura do seção Análise de Documentos publicada pela Revista Stand do CRECI-RJ:

Dado que é a documentação que assegura se o imóvel pode ser adquirido de maneira perpétua, recomenda-se avaliar a  contratação de profissional  de confiança e experiente para auxiliar com a análise e aceitação.

Casa de chácara
Casa de chácara
Casa de chácara
Condomínio
Casa de campo
Casa de campo
Plantas
Gramado
Escritório de imobiliária
Análise da documentação
Análise da documentação