Blog da chácara

Identifique pássaros que habitam sua chácara

Atualizado: 14 de Nov de 2018


Tucano ou Tucanuçu, Ramphastos toco

Gavião, garça, quero-quero, rolinha, pomba, jacu, anu, tico-tico, pintassilgo, andorinha, pardal, pica-pau, periquito ou maritaca, saracura, tucano, beija-flor, curruíra, sabiá, bentevi e muito mais!

Reconhecer e acompanhar o comportamento dos pássaros que passam ou moram em sua chácara é uma atividade interessante.


Beija flor

Depois de reconhecer o pássaro em si, o próximo grande desafio é distinguir o canto característico de cada espécie.


Diversos pássaros são importantes semeadores de árvores e arbustos, se alimentando de frutos e disseminando sementes após sua digestão ou por consumirem unicamente a polpa, desprezando sementes em outra localidade.

Basta observar embaixo de arbustos ou árvores, mudas de palmeiras, aroeiras, goiabeiras, entre outras.


Beija flor

Além disso, muitos pássaros se alimentam de insetos, como grilos, lagartas, taturanas e cupins (veja o tópico sobre pragas de plantas), desempenhando relevante papel de inimigos naturais, o que auxilia o equilíbrio ecológico.


A tabela abaixo (não exaustiva) reúne uma lista de diversos pássaros classificados em ordem alfabética por nomes de famílias, com características de tamanhos e de alimentação, além no nome popular e científico.

A tabela ajuda a relacionar pássaros da mesma família e respectivos hábitos alimentares. As espécies negritadas são as mais populares (na minha opinião!).


As fotos e informações comportamentais mais aprofundadas podem ser obtidas nas publicações abaixo:

Outra publicação interessante é uma pequena compilação dos principais guias de identificação de aves, publicado pelo Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre.


Existem aplicativos gratuitos para smatphones que podem ajudar na identificação do canto dos pássaros.


Tabela que relaciona diversos pássaros (lista não exaustiva) com nomes científicos, tamanho médio e hábitos alimentares.

Grande abraço!

Luiz Cláudio



178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo