Blog da chácara

Irrigação Caseira por Gotejamento Utilizando Energia Solar


A Embrapa Instrumentação de São Carlos, SP, publicou o informativo Irrigador Solar: Instruções de Montagem e de Funcionamento, de autoria do Físico, Doutor e Pesquisador da Embrapa Instrumentação, Washington Luiz de Barros Melo.

Trata-se de um engenhoso, barato, ecológico equipamento destinado a plantações domésticas, utilizando a energia solar.

O equipamento irriga com a insolação, momento de maior necessidade de umidade das plantas.

A figura abaixo resume o funcionamento dos componentes do irrigador, mas a explicação minuciosa está descrita no informativo da Embrapa (acesse por meio do link no primeiro parágrafo).

O processo inicia-se com a insolação no pressurizador ou bomba solar (❶), que esquenta o ar internamente dilatando-o. Com isso o ar pressiona o recipiente de início do movimento hidráulico, cheio de água (❷). Isso empurra a água para a garrafa coletora (❸), enquanto puxa a água do recipiente sifão fonte (❹) e do reservatório (❺).

Finalmente a garrafa coletora abastece um sistema de distribuição (❻), mangueira com furinhos, que irriga a área desejada.


Modelo esquemático do irrigador por gotejamento.

Além dos reservatórios, o sistema possui diversos caninhos flexíveis, tudo isso apoiado em uma mesa, que pode ser de madeira ou metal.

Um dos pontos que me atrai nesse equipamento é a possibilidade de se manter a umidade do pomar, horta e jardim durante períodos de ausência na chácara, especialmente para proprietários que somente a utilizam em finais de semana (ou ocasionalmente).

Grande abraço

Luiz Cláudio

237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo